Mais de oito toneladas de pirarucu foram apreendidas durante fiscalização da Base Fluvial Arpão, na noite de terça-feira (08/09), em Coari município do interior do Amazonas. Na mesma ocorrência, os policiais militares e civis também apreenderam 300kg de carne de jacaré. As duas espécies são protegidas por lei.
A apreensão foi realizada por volta das 22h, quando os policiais da Base Arpão realizaram fiscalização a embarcação denominada Deysy Regina. Durante as buscas, o material foi localizado na parte inferior do barco.
O pescado e a carne de caça estão avaliados em R$ 163 mil. O proprietário da embarcação foi detido e vai responder por crime ambiental. O caso foi registrado na Delegacia que funciona dentro da Base Arpão. O infrator pagou fiança, no valor de R$ 8.350,00, e vai responder em liberdade. A pena para o crime é de até três anos de detenção.
O pirarucu tem a pesca proibida o ano inteiro pela Lei do Defeso. Só o permitido o comércio com licenciamento ambiental concedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O comércio de carne de Jacaré não é permitido no Brasil desde 1967.