Home OperaçãoPrefeito acorda com operação da PF na porta de casa

Prefeito acorda com operação da PF na porta de casa

por policia24h
341 visualizações

Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (16) pela Polícia Federal junto com o Ministério Público Federal tem como alvo o prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves Barreto (PDT). São cumpridos mandados de busca e apreensão referentes a supostas irregularidades nas obras da pista Transoceânica Charitas-Engenho do Mato, via de ligação entra a região oceânica com a zona Sul do município. A construção do trecho, com aproximadamente 9,5 quilômetros de extensão, custou R$ 34 milhões a mais do que o previsto. Contratos de publicidade firmados pelo governo municipal também são investigados.

Os agentes estiveram em vários endereços, incluindo a casa do prefeito, no bairro Santa Rosa e a sede da prefeitura, no Centro. Foram expedidos 11 mandados de busca de apreensão pelo Tribunal Regional Federal (TRF) – oito no Rio e três em São Paulo – autorizados pelo desembargador federal Marcello Granado a pedido do procurador regional da República, Carlos Aguiar.

Duas viaturas da Polícia Federal chegaram ao prédio onde mora o prefeito pouco antes das 5h50 locais (4h50 Manaus). Dentro do apartamento de cobertura, agentes procuraram por documentos e evidências, até que às 7h10, deixaram o local com bolsas e dezenas de papéis. O prefeito, a mulher e os filhos estavam dormindo quando a PF chegou. Em nota, Neves afirmou que “nenhum objeto de valor foi apreendido, apenas o seu celular pessoal”.

Também foram cumpridos mandados na Região Oceânica de Niterói, na capital fluminense, em Botafogo, Barra da Tijuca, Centro do Rio, Gávea e Leblon, além de Itaim Bibi e Pacaembu, em São Paulo. Mais de 60 agentes federais participam da ação, batizada de “Transocêanica”.

Em nota, Rodrigo Neves classifica a operação de absurda e afirma que “nunca foi ouvido ou convidado a prestar qualquer esclarecimento sobre quaisquer assuntos”. Diz ainda que a Transoceânica e o Túnel Charitas Cafubá “foram concluídos há tempos, cumprindo o planejamento da obra” e que “a prestação de contas detalhada foi concluída e aprovada por órgãos de acompanhamento e financiamento, como a Caixa Econômica Federal”. Afirma que Never “vem sofrendo ataques e perseguições, sobretudo a partir do ano de 2018, mas nada foi encontrado contra ele” e que sua defesa tomará medidas para responsabilizar os seus autores.

Confira a íntegra da nota:

“Em relação à absurda ação de busca e apreensão realizada nesta manhã (16.12), o prefeito Rodrigo Neves esclarece que nunca foi ouvido ou convidado a prestar qualquer esclarecimento sobre quaisquer assuntos. Nenhum objeto de valor foi apreendido, apenas o seu celular pessoal. O prefeito não possui automóvel ou objeto de valor. Apesar de não ter informações sobre do que se trata a ação, o prefeito esclarece que a Transoceânica e o túnel Charitas Cafubá foram concluídos há tempos, cumprindo o planejamento da obra e melhoraram muito a qualidade de vida dos niteroienses. A prestação de contas detalhada foi concluída e aprovada por órgãos de acompanhamento e financiamento, como a Caixa Econômica Federal.

O objetivo da ação sobre fatos ocorridos há muitos anos, sem que o prefeito jamais tenha sido ouvido, tem o claro objetivo de desgastar a administração e o prefeito que tem aprovação de mais de 85% da população e cujo sucessor obteve vitória retumbante no primeiro turno com 62% a 9%.

O prefeito repudia a utilização de aparato do Estado com a polícia para ações de perseguição política.

A administração de Rodrigo Neves assumiu em 2013 com dívidas superiores a 500 milhões de reais e vai entregar nos próximos dias a Prefeitura com mais de 700 milhões de reais em conta disponíveis. Quando assumiu, o Fundo Municipal de Previdência tinha 12 milhões de reais e, hoje, tem mais de 740 milhões de reais. Como todos os processos da Prefeitura de Niterói, todas as informações sobre a obra estão disponíveis no Portal de Transparência. O planejamento e a execução da obra foram feitos com custo menor do que todos os projetos similares, no Brasil e na América do Sul.

Trata-se de uma ação abusiva, típica de regimes autoritários, cujo objetivo político, a poucos dias do encerramento do seu mandato, tem o evidente interesse de desgastar a imagem de uma administração e um prefeito amplamente aprovados pela população de Niterói e reconhecidos pela qualidade e transparência da gestão no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. O prefeito vem sofrendo ataques e perseguições, sobretudo a partir do ano de 2018, mas nada foi encontrado contra ele.

O prefeito e sua defesa tomarão todas as medidas para identificar a origem desta perseguição política e responsabilizar os seus autores.”

Prisão em 2018

Em dezembro de 2018, Rodrigo Neves foi preso por uma força-tarefa do Ministério Público estadual e da Polícia Civil, na operação Alameda, um desdobramento da operação Lava-Jato no Rio. À época, Rodrigo Neves foi acusado de ter desviado mais de R$ 10 milhões dos transportes da cidade entre os anos de 2014 e 2018. Após três meses, ele foi solto por decisão do Tribunal de Justiça do estado.

Na eleição municipal, Neves – que esta à frente da prefeitura desde 2012 – conseguiu eleger o seu sucessor, Axel Grael (PDT) para o comando da cidade.

Veja quem são os alvos das buscas nesta manhã:

– Rodrigo Neves Barreto (prefeito de Niterói)

– André Felipe Gagliano Alves (assessor de Neves)

– Domício Mascarenhas de Andrade (assessor de Neves)

– Eduardo Bandeira Villela (sócio Prole)

– Krysse Mello Gonçalves (sócio KRM)

– Renê Sampaio de Honorário Ferreira (sócio KRM)

– William Passos Júnior (sócio Prole)

– Barry Company Produções Audiovisuais

– KRM Produções Audiovisuais – Fulano Filmes

– Nimbus Comunicação e Marketing

– Pensamentos Associados Comunicação e Participações

– Prole Serviços de Propaganda

 

As informações são do jornal Extra

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2025 Todos os Direitos Reservados.