Wilson Lima, governador do Amazonas, externou preocupação como decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que reduz de forma linear a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%.
A medida fragiliza fortemente as empresas estabelecidas no Pólo Industrial de Manaus (PIM) ao colocar em xeque a competitividade amazonense, recheado de desafios logísticos.
Leia mais: Recuperação de empregos é meta do Governo do Amazonas para 2022, afirma Wilson Lima
Veja a mensagem do governador amazonense:
“Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda. Porém, como governador do Amazonas, me causa grande preocupação a redução linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alcança os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus.
Já marquei uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar pessoalmente do assunto. Estarei acompanhado do prefeito de Manaus, David Almeida, de representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do estado.
Em nome das cerca de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e das mais de cem mil pessoas que trabalham nas indústrias aqui instaladas e dependem desses postos de trabalho para sustentar suas famílias, vou lutar até o fim para que a medida, tão prejudicial ao povo do Amazonas, seja revogada pelo Governo Federal.