Três deputados federais, todos ligados ao Partido Liberal (PL) são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta sexta-feira (11). A investigação apura a suspeita de desvio de recursos oriundos de emendas parlamentares.
Residências e escritórios dos deputados Josimar de Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gildenemir (PL-MA) são visitados pelos agentes, que focaram as ações nos Estados de atuação dos parlamentares.
Leia mais: Vereador prende oficiais da PM e empresário por tentativa de corrupção
Maranhãozinho foi flagrado com uma caixa de dinheiro, ainda no final de 2021 e é suspeito de articular um vasto esquema envolvendo empresas de fachada e operações realizadas em dinheiro vivo, dificultando o rastreio. A PF investiga o possível uso deste esquema também por Pastor Gildenemir e Bosco Costa.
A operação é um desdobramento da investigação batizada de Ágio Final, deflagrada em dezembro de 2020. A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que indeferiu o pedido da PF para realizar buscas nos gabinetes dos parlamentares na Câmara dos Deputados.
Com informações do iG / Imagem: Reprodução