A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) ouviu o motorista de ônibus José Roberto de Oliveira, de 52 anos, investigado por desferir o golpe de arma branca que matou o passageiro Alzimar Leão Lobato, de 44 anos, durante uma discussão no coletivo da linha 004, dirigido por José Roberto, ocorrida na última terça-feira (22).
De acordo com a PC-AM, nesta quarta-feira (23), o motorista passou por oitiva no 2° Distrito Integrado de Polícia (DIP). A delegada responsável pelo caso, Elizabeth de Paula, colheu o depoimento do investigado e, em seguida, ele foi liberado por estar fora da condição de flagrante.
Leia mais: Passageiro é assassinado por motorista durante discussão em ônibus
Em depoimento, o motorista afirma que o próprio passageiro causou a situação ao agredi-lo. As câmeras de segurança do ônibus devem ser analisadas pelos agentes, que devem utilizar as imagens para avaliar a dinâmica da confusão e a procedência das informações de autodefesa.
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) chamou o caso de “fatalidade” e também defendeu que o motorista estava se defendendo após levar dois socos do passageiro. O motivo da briga seria a não parada do condutor no ponto de ônibus em que Alzenir desceria. O passageiro foi tirar satisfação e acabou golpeado.
O crime ocorreu por volta do meio-dia, quando o coletivo trafegava pela rua São Benedito, no Morro da Liberdade, bairro na zona Sul de Manaus.