A Justiça Eleitoral do Amazonas concedeu direito de resposta ao atual governador e candidato à reeleição Wilson Lima (União Brasil) por informações que foram veiculadas em um vídeo, nas redes sociais, do também candidato Amazonino Mendes (PODEMOS).
De acordo com a decisão da justiça, Amazonino teria afirmado falsamente que Wilson Lima estava usando a proximidade das eleições para pagar o Fundef. Além disso, ainda no mesmo vídeo, o candidato do Podemos teria ofendido Lima, o chamando de mentiroso.
O documento da justiça indica ainda que foi comprovado documentalmente, que, ao contrário de que foi afirmado no vídeo de Amazonino, o recurso do FUNDEF ainda não foi liberado.
A decisão julgou procedente o pedido inicial para determinar ao Facebook/Instagram que promova a imediata remoção do conteúdo de Amazonino Mendes.
Alem disso, a justiça concedeu direito de resposta ao Wilson Lima, que deverá ser exercido nos exatos termos do art. 32, inc. IV, alínea “d”, da Res. TSE 23.607/2019, a ser veiculado com as mesmas características e pelo prazo correspondente ao dobro do tempo em que a publicação impugnada permaneceu disponível.