Três integrantes de uma facção criminosa, que atua na região da Tríplice Fronteira, morreram após trocarem tiros com a polícia durante uma operação deflagrada pelas equipes da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) e Polícia Militar do Amazonas. A ação ocorreu nesta terça-feira (06), na Vila Copatana, em Jutaí.
De acordo com as equipes que atuaram na ocorrência, a ação teve como intuito prender o traficante José da Silva Lopes, o “Tio Zé”, um dos chefes da facção criminosa que tem elo com uma outra facção da Colômbia. O homem possui dupla cidadania e estava na Vila Copatana após roubar sete fuzis de um quartel do Exército Peruano na Fronteira.
Os policiais foram a uma primeira residência onde o suspeito poderia estar e foram recebidos a tiros. Após revidarem, acabaram alvejando dois infratores enquanto os demais se evadiram. Na segunda residência alvo da operação, “Tio Zé”, atirou contra a guarnição usando uma espingarda calibre 22, mas também foi alvejado pelos policiais.
Os infratores foram conduzidos para o Hospital Municipal de Jutaí, onde foi constatado o óbito dos três indivíduos. No entanto, apenas José da Silva, o “Tio Zé” foi identificado.
Foram apreendidos uma espingarda calibre 12, sendo cartuchos calibre 12, cinco intactos e dois deflagrados. Uma pistola calibre 380, 10 munições calibre 380, três porções de maconha do tipo skunk, um aparelho celular e uma balança de precisão.
Todo o material apreendido foi apresentado no 56° Delegacia Interativa de Polícia (DIP), onde foram adotados os procedimentos cabíveis.