Nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) pela Quaest Consultoria e pela Rede Onda Digital mostra que, a 18 dias para a realização do primeiro turno das Eleições 2022, Wilson Lima (UB), atual governador e candidato a reeleição, leva vantagem nas intenções de voto em relação aos demais candidatos ao Governo do Amazonas.
No cenário estimulado, Lima lidera a disputa com 35% das intenções de voto, seguido por Amazonino Mendes (Cidadania), com 27%, e Eduardo Braga (MDB), com 21%.
Ricardo Nicolau (Solidariedade), com 5%, Carol Braz (PDT) com 2%, além de Henrique Oliveira (Podemos) e Israel Tuyuka (Psol), com 1% cada, completam a lista. Nair Blair (Agir) não pontuou e indecisos somaram 3%, dois a menos que os 5% de votos brancos ou nulos registrados pela pesquisa.
Leia mais: Wilson Lima mantém liderança em nova pesquisa para o Governo do Amazonas
No cenário espontâneo, por sua vez, a diferença chega aos 10% entre os candidatos que ocupam as duas primeiras colocações, sem considerar a margem de erro. Esta é a sexta pesquisa que aponta Wilson Lima em vantagem sobre os demais candidatos.
Pesquisa Quaest/Onda Digital
A pesquisa Quaest contratada pelo grupo Onda Digital foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-08471/2022 e BR-04922/2022, com a coleta de dados sendo realizada entre 7 e 11 de setembro. No total foram ouvidos 1.2 mil eleitores e a margem de erro estimada da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais.
Ainda conforme registro feito na Justiça Eleitoral, o público alvo foi formado por eleitores com 16 anos ou mais e a pesquisa aconteceu face a face por meio de questionários estruturados. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.
A amostragem foi definida a partir de três estágios, sendo que no primeiro foram sorteados 23 municípios com base na população acima de 16 anos. O segundo estágio envolveu o sorteio de setores censitários a partir do tamanho da população.
Por fim, o terceiro estágio levou em conta o número fixo de habitantes segundo cotas de região, sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar e população economicamente ativa.