...

Chuva causa estragos e deixa famílias desalojadas em Manaus

por policia24hAM
...

A forte chuva que caiu no início da manhã deste sábado (25/03) deixou dezenas de famílias desabrigadas no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus.

Na hora do temporal, muitos moradores da comunidade famílias entraram em pânico com a subida das águas.
A Yasmim Alves de Oliveira, de 12 anos, que mora na Rua CCE, no Beco CCE, disse que por pouco não caiu e foi levada pela enxurrada.

“A ponte caiu e como não tem corrimão na passarela eu quase me afogo, na hora da chuva forte”, disse.

Casas que foram construídas em uma área de barranco no limite do Armando Mendes com a comunidade da Sharp, foram interditadas pela Defesa Civil do município que realocou as famílias na Escola Municipal Comte Aristóteles Alencar, onde ficarão alojadas temporariamente.

Charles Melo dos santos, de 37 anos e Vanessa Victoria Feitosa Santos de 32, tiveram que sair às pressas de dentro de casa localizada na Rua Capim Guiné, com o casal de filhos.

“Eu moro com a minha família há seis anos nessa casa. Agora a defesa civil interditou imóvel. Por isso viemos pra cá para a escola. Estamos aguardando pra ver o que pode fazer por nós”, disse Charles.

Para Vanessa que participa de projetos sociais na comunidade da Sharp, esse é um momento da união das forças pra que o sofrimento de muitas famílias, que perderam tudo, seja amenizado.

“Eu ainda consegui sair com meu marido e com meus filhos e meu marido. Não perdi nenhum bem até agora. Mas aqui já tem mais de 70 famílias que perderam praticamente tudo que tinham, até a comida do dia”, lamentou.

Órgãos do Estado e da Prefeitura de Manaus estão atuando em conjunto para dar resposta imediata à situação emergencial que afetou as famílias da comunidade da Sharp.

Segundo a subcoordenadora de projetos Sociais do Prosamin+, Viviane Dutra, as famílias que já tem cadastro deverão ser atendidas conforme a necessidade de cada uma.

“Todos serão acolhidos, com o seu cadastro, a marcação na casa, vai facilitar para que a gente identifique onde estão morando, para que a gente organize as prioridades.
Com a Suhab nós iremos trabalhar os temas de atendimento do Prosamin, que são moradias transitórias, bônus moradia, indenizações e o processo de reassentamento”, assegurou.

Donativos estão sendo entregues na Escola

A sala número 06 foi cedida para receber donativos. Roupas, sapatos, lençóis colchões e comida podem ser entregues na Escola Municipal Comte Aristóteles Alencar.

O pastor Bruno Oliveira, que também é professor, apela para o bom senso da população de Manaus.

“Nós estamos pedindo ajuda de
Camisa com roupas, alimentos, enfim, tudo que possa ser útil à essas famílias.

A pastora Márcia Flexa, do Ministério da 1ª Igreja Batista do Armando Mendes está arrecadando os donativos e organizando para entregar às famílias desalojadas.

“Aquilo que te sobre faz falta pra muita gente, por isso estamos aqui recebendo doações. Hoje são muitas pessoas necessitadas porque tiveram suas moradias alagadas, totalmente destruídas, ressaltou.

Choveu mais de 100mm

De acordo com a Defesa Civil do Municipio, cerca de sete ocorrências de alagações e duas de deslizamento foram registradas em Manaus. A zona mais atingida foi a Leste, com 108 mm de chuva na manhã deste sábado.

Em uma rede social, o governador Wilson Lima disse que todas as equipes de pronta resposta do Estado estão nas ruas à disposição da Prefeitura de Manaus.

Wilson Lima disse ainda que também está acompanhando a situação da comunidade da Sharp.

“Já reassentamos 266 famílias que moravam nessas áreas e já determinei que uma equipe da Suhab vá até o local para avaliar uma forma de acelerar o processo de retirada das famílias que ainda estão ali”, publicou no Twitter.

Paulo Paixão/Polícia 24h

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.