Doze pessoas morreram e centenas ficaram feridas em uma confusão generalizada envolvendo torcedores de futebol no entorno do estádio Cuscatlán, a 41 quilômetros de San Salvador, capital de El Salvador. O tumulto aconteceu neste sábado (20).
A barbárie ocorreu durante a partida entre Alianza e FAS, valida pelas quartas de final do campeonato salvadorenho de futebol. Uma multidão tentou forçar a entrada no estádio, provocando pisoteamento, asfixia e traumas de diversas natureza em centenas de presentes.
“Preliminarmente temos doze vítimas, nove que estão aqui no estádio e outras três que fomos informados estão em hospitais diferentes”, disse à imprensa o diretor do Polícia Civil, Mauricio Arriaza.
Leia mais: PM’s são agredidos em baile funk e confusão acaba com um baleado
Eram jogados 16 minutos da partida quando houve a interrupção do jogo para atendimento da ocorrência. Os próprios torcedores sinalizaram a emergência enquanto carregavam os feridos para um túnel do estádio e para o campo de jogo.
Ele acrescentou ainda que foram feitos mais de 500 atendimentos no estádio, que tem capacidade para cerca de 35 mil pessoas. As 100 pessoas em estado mais grave foram transferidas para hospitais nacionais e para o Instituto Salvadorenho de Previdência Social.
Há a suspeita de que foram vendidos mais ingressos do que o normal. Nayib Bukele, presidente de El Salvador, disse que a polícia conduzirá uma “investigação exaustiva” sobre o que aconteceu.
A Federação Salvadorenha de Futebol emitiu um comunicado lamentando profundamente o ocorrido e expressando solidariedade às famílias das vítimas.
🔴 #AHORA | Tragedia en El Salvador por una estampida humana en un estadio de fútbol. Hay 9 muertes confirmadas y se temen varias mas. Uno de los portones de acceso cedió ante la presión de la gente.
— Mundo en Conflicto 🌎 (@MundoEConflicto) May 21, 2023
⚠️ Imágenes sensibles.https://t.co/71c6ra51GG
As informações são do jornal”O Tempo” / Foto: Reprodução Twitter @alertanoti