André Emanuel da Silva Henrique, de 38 anos, foi detido nesta quarta-feira (7) sob acusação de ser o responsável por aplicar golpes em estabelecimentos comerciais em Manaus. O indivíduo faz parte de uma organização criminosa especializada nesse tipo de fraude.
De acordo com informações da polícia, o suspeito já possuía antecedentes criminais por estelionato. André entrava nos comércios, selecionava produtos e enganava os atendentes com recibos bancários falsificados.
O delegado Adriano Félix, titular do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), revelou que o suspeito enganou duas lojas, causando um prejuízo de R$ 10 mil e R$ 51 mil, respectivamente.
“Há dois meses, nossa equipe de investigação recebeu informações sobre o indivíduo aplicando golpes em empresas. Com isso, conseguimos identificar o suspeito e outros membros dessa organização criminosa, que realiza diversas fraudes tanto na capital quanto em outras regiões do estado. André lesou duas empresas, e parte dos objetos obtidos foi recuperada em Manacapuru e na capital, sendo devolvida às vítimas”, afirmou o delegado.
O delegado também detalhou a forma de atuação dos suspeitos, que recebiam orientações da organização especializada em estelionato.
“Essa associação criminosa é composta por pessoas de fora da cidade. Eles enviavam um indivíduo até a empresa, como foi o caso de André, que se passou por um pintor para adquirir as tintas. Ele realizava o pagamento por meio de um envelope, enquanto outra pessoa ficava no banco. Quando ele entregava o recibo, a empresa caía no golpe. No final do dia, ao fazer a contabilidade, constatava-se que não havia dinheiro na conta”, concluiu o delegado.