Joilson da Silva de Freitas Santos, um pregador evangélico de 39 anos, foi preso na última quarta-feira (7), sob suspeita de estuprar adolescentes frequentadores da Igreja Batista Lagoinha de Guarulhos, na Grande São Paulo. O caso está sendo investigado pelo 5º Distrito Policial de Guarulhos.
Segundo as autoridades, Joilson era responsável pela célula de crianças e adolescentes da igreja e frequentemente recebia esses menores em seu apartamento, onde morava com sua esposa e filho recém-nascido. O suspeito foi denunciado após um adolescente de 16 anos sair do apartamento pedindo ajuda na portaria e relatar ter sido vítima de estupro.
A Polícia Militar foi chamada e todos foram encaminhados para a delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência. Outra vítima, de 13 anos, também relatou detalhadamente a prática do estupro.
As investigações revelaram que o pastor levava os adolescentes para sua casa e lá ocorriam conversas sobre sexo. Quando as vítimas começaram a consumir pornografia, ele as ameaçava, dizendo que revelaria aos pais e responsáveis que estavam assistindo a vídeos pornôs, a menos que concordassem em realizar “favores sexuais”.
A esposa de Joilson, que também era mencionada como parte da equipe da igreja no site oficial, afirmou ter ouvido os atos sexuais em algumas ocasiões, mas nunca denunciou o marido devido à sua dependência financeira dele e à falta de apoio.
A Igreja Lagoinha de Guarulhos emitiu um comunicado afirmando que cooperará com as investigações. “Desde que tomamos conhecimento dos fatos, tomamos as medidas apropriadas e nos colocamos à disposição das autoridades responsáveis para auxiliar em qualquer forma possível nas investigações. O acusado e sua esposa já foram excluídos da instituição. Esclarecemos que o indivíduo em questão não é um pastor consagrado ou reconhecido pela Lagoinha em Guarulhos, tampouco exercia funções oficiais relacionadas a trabalhos infantis na igreja. Estamos ao lado das vítimas e suas famílias, fornecendo todo o apoio psicológico, espiritual e social necessário, conscientes de que é a ação mais importante a ser tomada neste momento”, diz o comunicado.