Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) realizou mais uma fase da Operação Torniquete, que investiga o roubo de carros na capital e na Baixada Fluminense. A ação aconteceu em quatro comunidades do Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Conduzida pelas Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e de Cargas (DRFC), a operação desta quinta-feira já prendeu cinco pessoas e apreendeu cinco veículos roubados. As investigações apontaram que o Complexo da Mangueirinha é o principal destino de cargas e veículos roubados por integrantes do Comando Vermelho (CV), que fez das comunidades do Corte 8, Mangueirinha, Sapo e Santuário, suas bases operacionais.
Leia mais: PM prende 26 e apreende nove fuzis e pistola ‘de ouro’ em ações no Rio de Janeiro
As investigações ainda constataram que diversas regiões do Rio, como a Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, bairros das zonas Sul e Norte, além de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, sofriam com a atuação desse grupo de criminoso.
Em nota, a Polícia Civil informou que, além de ser o principal destino de roubo de cargas e veículos, o interior do Complexo da Mangueirinha também é utilizado como cativeiro de vítimas sequestradas, desmanche e clonagem de veículos e venda ou troca de armas.
Esta ação é baseada em dados de investigação e de inteligência do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), analisados com informações do Instituto de Segurança Pública (ISP).
As informações são do jornal “O Dia” / Imagem: Reprodução Band