O Governo do Amazonas anunciou, na noite desta terça-feira (29), o coronel da Polícia Militar, Vinicius Almeida, como novo Secretário de Segurança Pública do Estado. Ele assuma a pasta após a exoneração do general Carlos Alberto Mansur, um dos alvos da “Operação Comboio”, deflagrada pela manhã em ação conjunta do Ministério Público Estadual com a Polícia Federal.
Para assumir a SSP-AM, Almeida deixa o cargo de comandante-geral da PM. Em seu lugar foi confirmado o também coronal Klinger Paiva, que respondia pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE). Mansur estava desde 2021 no cargo, quando o então secretário Louismar Bonates pediu afastamento para cuidar da saúde.
Leia mais: Secretário de Segurança está entre os investigados da ‘Operação Comboio’
Além de Mansur, o Governo confirmou a exoneração de outros servidores comissionados e o afastamento de efetivos que também foram alvos da operação. Sem divulgar as identidades, o Executivo informou que a medida tem por objetivo evitar interferências na investigação. A íntegra da nota pode ser lida no final da matéria.
O coronel Orleilson Muniz, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), e o delegado Bruno Fraga, Delegado Geral da Polícia Civil. também vinculados à SSP, permanecem nos cargos.
Nota Oficial
O Governo do Amazonas informa a exoneração do Secretário de Estado de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, com o objetivo de que não haja qualquer tipo de interferência nas investigações coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado e Polícia Federal, que resultaram na operação Comboio, deflagrada nesta terça-feira (29).
O Governo do Estado destaca que os servidores efetivos, também investigados e alvos da operação, foram imediatamente afastados das funções que ocupavam e as demais providencias administrativas serão adotadas a fim de esclarecer os fatos. Já os servidores comissionados foram exonerados dos cargos.
Por fim, o governo reforça que está auxiliando nas investigações, prestando todas as informações necessárias e que não compactua com quaisquer irregularidades ou atos ilícitos cometidos por servidores públicos.