O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deflagrou a Operação Réveillon às 9h, do último dia 31 de dezembro, e encerrou suas atividades às 7h, do dia 1º de janeiro, com a participação de mais de 60 agentes espalhados em todas as zonas da capital. Foram aplicadas 326 autuações em condutores que descumpriram as leis de trânsito.
De acordo com David Fernandes, diretor técnico do Detran-AM, a operação teve como foco principal preservar vidas, além de resguardar o bem-estar e o sossego da população.
Leia mais: Mais de 450 operações de fiscalização foram realizadas pelo Detran Amazonas em 2023
“Quando realizamos esse tipo de operação, o nosso foco é evitar qualquer tipo de acidente de trânsito. A festa de Ano Novo deve ser curtida, mas sempre em segurança. Afinal de contas, o trânsito é uma responsabilidade de todos”, comenta ela.
Boa parte do efetivo do Detran Amazonas se fez presente no Réveillon do Largo, promovido pelo Governo do Amazonas, zona Sul de Manaus, mas parte do efetivo também esteve presente nas áreas da Ponta Negra, Parque Amazonino Mendes e Amarelinho, onde ocorreram outras festas de Ano Novo.
A operação resultou, ainda, na remoção de 63 motocicletas irregulares e oito carros. Segundo Arthur Cruz, coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, entre as principais infrações estavam a condução de motocicleta sem o uso do capacete (48, no total) e dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo 28, no total.
Arthur avalia, ainda, as atividades promovidas pelo órgão nas imediações do Largo São Sebastião. “Aqueles que estiveram no Réveillon do Largo puderam chegar de forma tranquila, sem complicações e com facilidade. O esquema de interdições que montamos foi justamente pensando no fácil acesso de todos e, claro, mantendo a segurança da população que, pela primeira vez, pôde curtir a Virada do Ano ao lado do Teatro Amazonas com uma grandiosa festa”, finaliza.
Ainda segundo levantamento, 27 autuações foram aplicadas por falta de licenciamento veicular, 20 por sistema de iluminação e sinalização alterados, 13 por conduzir passageiros sem capacete, 13 por condução de veículo sob efeito de álcool e 20 por conduzir motocicleta sem o uso do calçado adequado.
Fotos: Isaque Tamos/Detran-AM