Um homem identificado como Raimundo Carlos da Silva Laranjeiras, conhecido como “Carlinhos”, de 49 anos, foi preso com 25 barras de ouro no rio Solimões. O ouro está avaliado em aproximadamente R$ 4,7 milhões.
De acordo com a Base Fluvial Arpão e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), que realizou a prisão, o ouro foi encontrado na sala de máquina de uma embarcação tipo expresso, que tinha como destino Manaus. Carlinhos era o responsável pela embarcação. Com ele também foram apreendidos R$ 11 mil em espécie.
Leia mais: PF e IBAMA deflagram Operação Hermes (Hg) II para combater mineração ilegal de ouro na Amazônia
O homem foi preso em flagrante pelo crime de usurpação de bens da União. A apreensão ocorreu por volta das 20h30 de quinta-feira (29), nas proximidades da cidade de Coari a 363 quilômetros de Manaus) durante revista de rotina feita em embarcações que passam pelo local. Ao todo, as barras de ouro pesaram 14,5 quilos.
Toda a materialidade, juntamente com a quantia de dinheiro em espécie, foi apresentada à autoridade policial da Base Arpão I. O caso será investigado e uma das suspeitas é que o ouro é proveniente do garimpo ilegal no rio Japurá.