Policiais civis da 39ª DP (Pavuna) prenderam, nesta quarta-feira (23/10), nove pessoas pela prática do golpe do falso empréstimo. As prisões ocorreram em um imóvel, que funcionava como uma loja de fachada de conserto de telefones celulares, em Anchieta, na Zona Norte do Rio.
De acordo com os agentes, atrás do balcão de atendimento havia um cômodo em que o grupo cometia as fraudes financeiras. Os integrantes da quadrilha eram chamados de consultores. Na sala de operação, os policiais encontraram computadores com programas específicos e roteiros para os golpes.
Segundo as investigações, a quadrilha coletava dados de clientes e informações sobre margem consignável de empréstimo por meio desses programas de computador e, em seguida, entrava em contato com as vítimas.
O grupo ainda possuía metas individuais, com premiações que variavam desde um aparelho de telefone celular até uma motocicleta. O local contava com balões coloridos no teto, que eram estourados quando um consultor fechava um negócio fraudulento.
Os integrantes do grupo foram presos em flagrante e responderão por associação criminosa.