Ver resumo
- Fogo atingiu fábricas da Effa Motors e Valfilm da Amazônia.
- Incêndio em fábricas no Distrito Industrial de Manaus durou mais de 24h.
- Três pessoas ficaram feridas e foram levadas a hospitais.
- Autoridades tratam o caso como desastre ambiental.
Manaus (AM) – O incêndio em fábricas no Distrito Industrial de Manaus, que começou na tarde de terça-feira (5), foi controlado após mais de 24 horas de combate intenso. As chamas atingiram as instalações da Effa Motors e da Valfilm da Amazônia, localizadas no bairro Distrito Industrial 2, Zona Leste da capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas, o fogo foi confinado e não há risco de propagação. “O fogo está controlado e confinado. As chamas não estão extintas como é possível observar, mas não há risco de propagação”, afirmou o coronel Helliton Borges, subcomandante de operações do CBMAM.
Material inflamável dificultou combate
O incêndio começou por volta de 12h na fábrica da montadora uruguaia Effa Motors e se espalhou rapidamente para a Valfilm, empresa de plásticos. A presença de produtos altamente inflamáveis e tóxicos dificultou o controle das chamas.
“Trata-se de um material de altíssima inflamabilidade, tóxico, que por mais que tenhamos trazido todos os materiais que existem no mundo de combate a incêndio, ainda assim haverá esse tempo que está ocorrendo, que nós estamos enfrentando nesse momento”, explicou Borges.
Desastre ambiental e vítimas
O caso é tratado pelas autoridades como um desastre ambiental devido à queima de materiais contaminantes. As Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Meio Ambiente (Semmasclima) estão monitorando os impactos na saúde da população e no meio ambiente, especialmente nos bairros vizinhos às fábricas.
Três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da capital. A Prefeitura de Manaus não divulgou detalhes sobre o estado de saúde das vítimas.
Leia também
Incêndio em fábrica em Manaus foi previsto por vidente
Acidente de trânsito em Manaus mata motociclista carbonizado