Home BrasilGolpe com IA: grupo cria nudes falsos para extorquir vítimas

Golpe com IA: grupo cria nudes falsos para extorquir vítimas

por policia24h
93 visualizações
Ver resumo
  • Grupo usava IA para criar nudes falsos de vítimas.
  • Criminosos extorquiam até R$ 100 mil com ameaças.
  • Suspeitos têm ligação com presídio de Charqueadas.
  • A operação apreendeu celulares e notebooks usados no golpe.

Porto Alegre (RS) – Um grupo do Rio Grande do Sul foi alvo da Operação Falso Contato, deflagrada nesta terça-feira (18), por usar inteligência artificial para produzir imagens íntimas falsas e aplicar golpes online em moradores de Mato Grosso.

Segundo a Polícia Civil, os criminosos se passavam por uma adolescente em redes sociais para atrair as vítimas. Com uma simples foto do rosto, criavam montagens de nudez usando IA.

Extorsão com ameaça de prisão por pedofilia

Depois da montagem, outro integrante do grupo entrava em contato fingindo ser pai da suposta menor ou até um policial. A vítima era acusada falsamente de trocar nudes com uma adolescente.

O objetivo era causar pânico e extorquir dinheiro. Os golpistas exigiam até R$ 100 mil para “evitar uma investigação” ou “fechar um acordo”.

Grupo ligado a presídio no RS

De acordo com o delegado Guilherme Campomar da Rocha, os 16 investigados têm ligação com a Penitenciária Estadual de Charqueadas. São ex-detentos, reeducandos, familiares ou visitantes do local.

Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de busca em Porto Alegre e outras cinco cidades da região metropolitana. Os policiais apreenderam celulares, notebooks e tablets.

Além das ameaças, os criminosos diziam fazer parte de facções para pressionar ainda mais as vítimas a pagar.

“A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul informa que deflagrou a Operação Falso Contato para combater crimes de extorsão mediante uso de imagens falsas produzidas com inteligência artificial. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e região metropolitana. As investigações seguem para identificar novas vítimas e possíveis ramificações do esquema.”

Últimas Notícias

Suspeito de estuprar filha é solto após ser capturado

Mulher levou feto morto para o trabalho antes de descartá-lo em sacola

MPF aciona Justiça para obter relatórios da Abin sobre crise do oxigênio

Leia Também

Deixe um comentário