O naufrágio de um barco de turismo deixou ao menos dez pessoas mortas e outras 16 desaparecidas nas águas do mar de Hokkaido, no norte do Japão, neste sábado (23). O anúncio foi feito pela Guarda Costeira neste domingo (24).
Das vítimas fatais confirmadas até o momento, sete são homens e três mulheres. As buscas prosseguem na região e apresentam grande desafio por conta das águas geladas e agitadas que banham aquela parte do Japão.
Leia mais: Marinha vai investigar naufrágio de rebocador no Rio Negro
“Confirmamos a morte de dez pessoas encontradas após o naufrágio do barco Kazu I”, informou à AFP um porta-voz da Guarda Costeira.
A embarcação transportava 24 passageiros, incluindo duas crianças, bem como dois tripulantes. Todos usavam coletes salva-vidas, mas a temperatura da água durante o dia era de dois a três graus Celsius.
Apesar da previsão de mau tempo previsto, o barco Kazu I zarpou na manhã de sábado com 26 pessoas a bordo para um passeio pela península de Shiretoko, local declarado Patrimônio da Humanidade. Operadores de outros barcos afirmaram que chegaram avisar das más condições do tempo, mas foram ignorados pelos tripulantes.
A Guarda Costeira só chegou ao local do naufrágio depois de três horas e agora participa nas buscas com o apoio de helicópteros policiais e militares e embarcações de pesca locais.
As informações são do jornal “O Dia”.