Equipes da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) e da Marinha, continuam, nesta quinta-feira (09/03), as buscas ao bebê de dois meses que desapareceu nas águas do igarapé do Caburi, em Parintins, distante 369 quilometros de Manaus.
O naufrágio aconteceu na tarde dessa quarta-feira (08/03) após uma transferência de passageiros de um ferry boat em movimento para uma canoa de pescador.
Segundo testemunhas, um casal com dia filhos, sendo um de quatro anos e um bebê de dois meses, estava viajando no F/B Rita Helena com destino a uma comunidade localizada no Paraná do Comprido. Na região do Aurora, sem ninguém para recebê-los na beira do rio, a mulher avistou um pescador e pediu carona até a beirada.
Leia mais: Sobe para 22 o número de vítimas de naufrágio no Pará
Durante a transferência, mesmo com as máquinas em ponto morto, o ferry boat ainda continuava em movimento e fazendo banzeiros – as marolas de rio. Ao tentareem a troca de embarcação, parte da canoa do pescador ficou presa no pneu lateral do ferry boat e afundou com a família. Ninguém estava com equipamentos de proteção individual (EPI) como coletes salva-vidas ou bóias.
A balsa retornou, tripulantes ainda caíram na água e nadaram até o local do naufrágio da canoa onde estavam os dois adultos e a criança de quatro anos, mas o bebê não estava mais nós braços da mãe.
Moradores da comunidade do Buiçú pegaram suas canoas e começaram as buscas, na tentativa de encontrar a criança desaparecida. No naufrágio o pescador perdeu a canoa e o motor rabeta
Outros passageiros entraram em desepero ao verem a canoa ir a pique e o bebê desparecer na águas do Igarapé do Caburi, que dá acesso ao município de Nhamundá.
Em nota o Corpo de Bombeiros informou que “A tripulação da embarcação de grande porte conseguiu resgatar dos dois adultos e a criança de quatro anos, que foram conduzidos para atendimento médico”.
Ainda segundo a CIBM, “O Corpo de Bombeiros foi acionado ainda na tarde dessa quarta-feira para encontrar o bebê de dois meses desaparecido nas águas do Caburi.
A equipe da corporação, juntamente com militares da Marinha do Brasil, realizou buscas de superfície no local da ocorrência, mas não foi localizado”, diz a nota.
A buscas continuam ao bebê que estava indo com o irmão e os pais passar uns dias na cara de parentes na zona rural de Parintins.
Paulo Paixão/Polícia 24h