Moradores do município de Silves (a 206 km em linha reta de Manaus) estão assustados com as explosões e o forte clarão vindo da região onde está instalado o Campo do Azulão, onde acontece a exploração de gás natural.
Fotos e vídeos enviados mostram o medo dos moradores em uma zona rural do município. Nas imagens é possível ouvir as explosões e as pessoas preocupadas.
O Campo do Azulão é explorado pela empresa Eneva. O local tem área de desenvolvimento de 57,70 km², está localizado na Bacia do Rio Amazonas. A empresa está investindo R$ 1,8 bilhão de reais para extrair gás natural que vai ser levado para uma Usina Termoelétrica no Estado de Roraima
Resposta Eneva
A Eneva esclarece que vem realizando testes de produção nos 3 poços já perfurados no campo de gás de Azulão, no município de Silves. Cada um dos poços é testado por 24 horas, obtendo-se as informações necessárias para definição do projeto de geração de energia que está sendo implantado no local.
Até o momento, dois poços foram testados, restando apenas um poço. Os testes são aprovados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os ruídos e clarões relatados são relativos aos testes com a queima do gás, operações que seguem rigidamente todos os padrões de segurança em relação ao meio ambiente e pessoas, sendo acompanhado por profissionais especializados.