O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) já
identificou quatro, dos oito corpos, levados ao Instituto Médico Legal (IML), na madrugada desta segunda-feira (13/03). Entre as vítimas fatais estão quatro adultos e quatro crianças, cinco do sexo masculino e três do sexo feminino.
O DPTC vai usar toda a estrutura de identificação disponível e, também, vai solicitar o apoio da Polícia Federal (PF) para identificar as vítimas, uma vez que informações indicam que quatro são de origem venezuelana.
Velórios
Na rua Ilha Itamaracá, n⁰ 5, no Conjunto Américo Medeiros, Cidade Nova, acontecerá o velório de quatro pessoas de uma mesma família, cujas identidades não foram reveladas ainda.
Na Igreja Ministério Jesus Verdade que Liberta, na travessa Jutaí, n⁰ 55, no Jorge Teixeira, será o velório de mãe e filha que morreram abraçadas na hora do deslizamento.
Jucicleia Barbosa de Lima, de 31 anos e a filha dela,
Heloiza Barbosa de 7 anos já foram identificadas no IML.
Pai e filho que também morreram, Cleberson Nunes Barbosa, de 34 anos, e Caleb Mendes Nunes de 7 anos, vão ser velados na Igreja Missionária de Aliança e Milagre, na Rua Caninana, n⁰ 10, no Jorge Teixeira, atrás da caixa d’água.
Recursos para Infraestrutura
Na manhã desta segunda-feira (13/03), o prefeito de Manaus, David Almeida e o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, estiveram no local da tragédia acompanhando o trabalho de buscas.
Na oportunidade, o prefeito reiterou a necessidade do aporte de recursos para evitar novas tragédias e pediu celeridade aos vereadores para a votação de um projeto que autoriza o município a contrair empréstimo de instituições financeiras para investir em Infraestrutura.
A tragédia ocorreu em decorrência do desabamento de 11 casas, causado pelas chuvas que atingiram Manaus ao longo do dia afetando, principalmente, a zona Leste, onde choveu 96mm nas últimas horas. Três pessoas foram resgatadas com vida e mais de 70 famílias estão desabrigadas.
Câmara Municipal de Manaus manifesta solidariedade.
Em nota, a CMM se solidarizou com as famílias atingidas pela tragédia ocorrida na comunidade Nova Floresta, bairro Jorge Teixeira, que vitimou oito pessoas após deslizamento de terra na noite de domingo (12/03).
“Neste momento difícil, a CMM se coloca ao lado das famílias, para tentar diminuir a dor e prejuízo causados pelo desastre, acompanhando a situação dos estragos causados pelas chuvas, não só na comunidade Nova Floresta, mas também em outros bairros e zonas da capital amazonense, e os trabalhos das autoridades municipais”, diz a nota assinada pelo presidente vereador Caio André.
Buscas continuam
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou por meio de nota que, “os trabalhos realizados pelas equipes da corporação na área do deslizamento ocorrido, na noite de domingo (12/03), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, continuam ao longo desta segunda-feira (13/03).
Nesta manhã, o trabalho de escavação está sendo realizado com apoio de maquinário. O Corpo de Bombeiros informa, ainda, que no domingo recebeu de familiares a notificação de oito pessoas desaparecidas, que foram resgatadas ainda na madrugada e encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML), onde foram feitos a identificação dos corpos.
O CBMAM reforça que, mesmo que não tenham sido registrados outros desaparecimentos em decorrência do deslizamento, o trabalho de retirada do barro e demais materiais segue sendo feito. Somente após a finalização dessa etapa é que as buscas poderão ser consideradas encerradas”, indormou.
Paulo Paixão/Polícia 24h