Uma avião de pequeno porte caiu nas proximidades do aeroporto de Barcelos (AM), a 394 quilômetros de Manaus), na tarde deste sábado (16), matando mais de uma dezenas de ocupantes. Ao menos 12 passageiros e dois tripulantes estavam na aeronave.
O acidente aconteceu com um avião modelo EMB-110 da empresa brasileira Embraer, conhecido no mundo da aviação como “Bandeirante”. Os passageiros estavam a caminho de Barcelos para praticar pesca esportiva de tucunaré, espécie de peixe tradicional da região.
Leia mais: Avião de pequeno porte faz pouso forçado em rio do Amazonas
Entre os ocupantes estavam turistas brasileiros e americanos, segundo as primeiras informações. A aeronave pertencia à empresa Manaus Aerotáxi.
Ainda de acordo com informações preliminares sobre o fato, a queda ocorreu no momento em que os tripulantes se preparavam para pousar na cidade. Devido às severas condições climáticas no momento, o piloto perdeu o controle do voo e teria colidido contra um banco de argila.
Outras duas aeronaves teriam retornado para Manaus justamente por falta de condições de aterrissagem na cidade interiorana. O Corpo de Bombeiros foi chamado até o local do acidente.
Vídeos mostram lençóis brancos estendidos à beira da pista, próximo aos destroços da aeronave, resguardando o que parecem ser os corpos das vítimas do acidente.