O Governo Federal enviou mais 65 brigadistas para auxiliar nos trabalhos de combate aos incêndios que têm provocado o acúmulo de grandes quantidades de fumaça em diversos municípios do Amazonas. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima por meio das redes sociais, na tarde deste domingo (15).
Desde julho a estiagem severa tem castigado principalmente moradores de áreas ribeirinhas, que sofrem com dificuldades para se locomover e risco d desabastecimento por conta dos rios terem se tornados inavegáveis. Para amenizar a situação, insumos e cestas básicas têm sido enviados pelo Governo, Estadual, com apoio da Marinha e Governo Federal, aos municípios do interior.
Leia mais: SES-AM orienta população sobre cuidados essenciais para se proteger em meio à fumaça
Os brigadistas foram enviados pelo Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Nas redes sociais, Wilson agradeceu à Ministra ajuda recebida.
Em Manaus, capital do Estado, cidadãos respiram há meses a fumaça e fuligem expelidas pelas queimadas em municípios do interior, com a maioria dos foco concentrados na Região Metropolitana da capital. Nas últimas semanas a situação e agravou, levando a cidade a estar entre as piores do mundo em qualidade do ar.