Ver resumo
- Avião da Venezuela pousou ilegalmente em terra Yanomami.
- FAB tentou interceptar, mas piloto ignorou ordens.
- Após pouso, piloto fugiu para a mata e não foi preso.
- Aeronave foi destruída por suspeita de tráfico de drogas.
Roraima – Um avião vindo da Venezuela suspeito de tráfico de drogas foi destruído por militares após pousar em uma pista clandestina dentro da Terra Indígena Yanomami, na manhã desta quarta-feira (19). O piloto conseguiu fugir antes da chegada das forças armadas.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e ignorou todas as tentativas de contato. Por isso, foi classificada como “suspeita” e passou a ser monitorada.
Avião ignorou ordens e foi considerado hostil
Radares detectaram o avião por volta das 7h, logo após ele cruzar a fronteira. Mesmo após tiros de advertência disparados por caças da FAB, o piloto manteve a rota e se recusou a seguir para um aeródromo indicado.
Com a resistência, a aeronave foi reclassificada como “hostil” e passou a ser alvo de ação direta. O avião só pousou ao chegar à região de Surucucu, em uma pista de terra usada ilegalmente.
Piloto fugiu e avião foi destruído
Quando os militares desembarcaram de helicóptero, o piloto já havia abandonado o local e fugido para a mata. A matrícula do avião estava adulterada, o que reforça a suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.
Após a constatação das irregularidades, o Comando Conjunto Catrimani II ordenou a destruição da aeronave no local, seguindo os protocolos de proteção do espaço aéreo e de áreas sensíveis da Amazônia.
“A Força Aérea Brasileira informa que, na manhã desta quarta-feira (19), uma aeronave vinda da Venezuela foi classificada como suspeita após entrar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e sem contato com os órgãos de controle. A aeronave foi interceptada, não obedeceu às ordens e pousou em pista clandestina na Terra Indígena Yanomami. O piloto fugiu e a aeronave foi destruída conforme os protocolos de defesa aérea.”
Últimas Notícias
Homem em situação de rua é morto com mão decepada
Mãe é condenada a 40 anos por matar filho de um ano
Cachorro é arrastado preso a carro em Teresina