...

Deslizamento de terra atinge dezenas de casas em Manaus; há mortos e desaparecidos

por Raphael
...

Um deslizamento de terra atingiu dezenas de casas, às 20h40, deste domingo (12/03), na rua Pingo D’água, comunidade Nova Floresta, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

Até o início da madrugada desta segunda-feira (13/03), pelo menos oito corpos já haviam sido removidos do local da tragédia, sendo quatro adultos e quatro crianças. Ainda há pessoas desaparecidas.

Moradores da área foram os primeiros a ajudar as pessoas que gritavam por socorro. Uma mulher e a filha dela foram encontradas pelas equipes de resgate, soterradas pela lama. Elas estavam abraçadas.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar (PMAM) e da Defesa Civil do Estado (DCE) e do Município (DCM), isolaram a área e assumiram os trabalhos de buscas pelos desaparecidos. Mesmo exaustos, alguns moradores seguem trabalhando voluntariamente para encontrar outros desaparecidos. 

Leia mais: Forte chuva causa deslizamento e nove famílias precisaram ser retiradas de suas casas em Manaus

Segundo informações de moradores, o deslizamento do barranco soterrou entre 10 e 20 casas. A terra deslizou de uma área da Rua Topázio que fica morro acima. No momento, algumas pessoas ainda conseguiram correr e se salvar. Outras, porém, não tiveram a mesma chance e morreram soterradas em meio aos escombros e lama.

A área atingida ficou coberta pela terra encharcada e sem energia elétrica, o que dificultou a busca pelos soterrados nas primeiras horas após o deslizamento do barranco. Muitas famílias perderam tudo na tragédia.

O governador Wilson Lima esteve no local e determinou prioridade no atendimento às famílias atingidas. Segundo Wilson Lima, o Estado vai fazer de tudo para identificar os mortos e encontrar os desaparecidos. 

“O segundo momento da assistência será aquilo que foi perdido nessa tragédia. Conversando com algumas pessoas, que são familiares, eu disse que vim trazer a solidariedade do Estado do Amazonas e trazer toda a estrutura naquilo que é de nossa competência para dar esse suporte”, disse o governador.

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) está fazendo o cadastramento das famílias que foram atingidas e das que deverão ser retiradas da área de risco que deverão receber auxilio aluguel.

“A nossa prioridade nesse momento juntamente com a prefeitura é identificar as pessoas que estão desaparecidas e no dia seguinte dar um suporte aos isso familiares, entendendo o que é de competência da Prefeitura e o que é de competência do Estado como a questão de objetos que foram perdidos como geladeira, fogão, colchão e outros” assegurou Wilson Lima.

Na tarde deste domingo a Defesa Cívil do Município, registrou 110 ocorrências, mas nenhuma dessa área da cidade.

O prefeito de Manaus, David Almeida, também esteve no local e prestou condolências às familias das vitimas, afirmando que vai pedir auxílio ao presidente Lula para que o município possa fazer intervenções imediatas mas áreas de altíssimo risco na cidade.

“Nós temos mapeadas mil áreas de risco e aproximadamente 62 áreas de altíssimo risco aqui em Manaus. Hoje à tarde eu falava com Senador Omar Aziz, que já conseguiu uma audiência com opresidente Lula. Nós estamos preocupados, temos algumas intervenções iguais a essas aqui. Já fizemos 17 intervenções, mais de 60 milhões quase 70 milhões no ano passado e esse ano nós temos previsão de fazer em mais 20 áreas. Como eu vou buscar ajuda do Governo Federal, posso fazer em todas as áreas abrindo moradias para as pessoas porque ,o que faz elas ocuparem um espaço como esse, infelizmente, é a necessidade por moradias. A gente vai trabalhar pra que possamos remover essas pessoas dessas áreas de risco”, afirmou.

Para ajudar nas buscas foram ligados refletores alimentados por geradores de energia elétrica e três retroescavadeiras já estão trabalhando para remover os entulhos. A Companhia de Policiamento com Cães (CIPCAÃES) deverá ser acionada para auxiliar nas buscas pelos desaparecidos.

Paulo Paixão/Polícia 24h

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.