Internos do Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDPM 2) realizaram, nesta quarta-feira (16/12), trabalhos extramuros no prédio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS–AM), localizado na avenida Torquato Tapajós, Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus. O apoio na limpeza da sede do órgão é recorrente, sendo uma das vias para economia de gastos públicos e também uma contribuição no trabalho de reintegração dos presos à sociedade.
Sete apenados atuam em serviços que envolvem a roçagem, capinação e limpeza do prédio. Eles fazem parte do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
“No ano de 2020 a Seap tem feito estes serviços na FVS de roçagem e limpeza do prédio sede, gerando economia para a fundação, uma vez que ela deixa de contratar serviços para a limpeza da parte externa do local”, explica o chefe do Departamento de Gestão e Projetos (Degep) da Seap, Denis Caetano Cavalcante.
Trabalhando a Liberdade – O programa “Trabalhando a Liberdade”, criado pela Seap em 2019, concede aos reeducandos um dia da pena reduzida a cada três dias de trabalho, benefício previsto na Lei de Execução Penal (LEP), de número 7.210/1984.