Em resultado parcial para a reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o professor doutor André Zogahib está na frente para assumir a instituição pelos próximos quatro anos. Pelas probabilidades matemáticas, o ex-presidente da Amazonprev André Zogahib não deve ser mais ultrapassado pelo adversário Alcian Souza. Até a última parcial, Zogahib tinha 52,15% dos votos contra 47,87% do segundo colocado e não deve ser alcançado pelo adversário.
A Comissão Eleitoral Geral informou que a apuração dos votos está sendo transmitida em tempo real, nas redes sociais oficiais da universidade, e que o resultado geral da eleição para os cargos de reitor e vice-reitor só será divulgado no dia 31 de março de 2022. Após o resultado final, o nome do escolhido pela comunidade será encaminhado ao governador Wilson Lima que irá nomear o gestor para o cargo.
Leia mais: Governo do Amazonas provoca dono da Amazon e convida o mundo a conhecer e investir na Amazônia
Zogahib ficou no governo de Wilson Lima (União Brasil) até fevereiro de 2022, como diretor-presidente da Amazonprev, quando se afastou do cargo para disputar a cadeira de reitor da maior universidade multicampi do Brasil.
Concorria ao cargo, além de Zogahib, o professor de Direito Alcian Souza, da chapa 22. Em 21 anos de criação, essa é a terceira eleição para a reitoria da UEA. O atual reitor, Cleinaldo Costa, está finalizando o segundo mandato consecutivo.
A votação ocorreu na Reitoria, nas cinco Escolas Superiores de Manaus, nos Centros de Estudos Superiores, Núcleos de Estudos Superiores e nas unidades de Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Maraã, Novo Airão, São Paulo de Olivença e Tapauá, totalizando 42 colégios eleitorais.
De acordo com o edital, estavam aptos a votar professores dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade, técnicos-administrativos efetivos, temporários, comissionados e procuradores jurídicos, além de acadêmicos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados neste semestre.
Amazonprev
André Zogahib assumiu a Amazonprev no dia 1º de janeiro de 2019 e ficou no cargo até 22 de fevereiro de 2022. Sob sua gestão a instituição acumulou uma série de conquistas como a recertificação da norma ISO 9001, a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores, a ratificação do CRP – que confirma a solidez e a segurança financeira do regime previdenciário e o prêmio ABIPEM de melhor previdência do País, entre os Estados.
Um dos principais desafios do gestor ocorreu durante a pandemia da Covid-19. André Zogahib conseguiu, durante o ápice do aumento de casos do novo coronavírus no Estado, que a instituição não suspendesse os atendimentos e tudo foi mantido virtualmente para não deixar de atender os servidores públicos.
Em 2020, a Amazonprev recebeu o Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em razão da boa gestão previdenciária desempenhada pela Fundação Amazonprev no Estado. O prêmio foi entregue durante o 53º Congresso Nacional da Abipem, em Fortaleza, no Ceará.
O prêmio tem como objetivo fomentar, identificar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária. O Amazonas foi o único Estado da federação a conquistar o prêmio, alcançando o total de 12.302 pontos.
André Luiz Zogahib é formado em Administração Pública e Direito. Também é especialista e mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de janeiro, além de possuir doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas (UFMG).
Ocupa a cadeira de número quatro da Academia Amazonense de Administração, que tem como patrono o pesquisador e ex-ministro francês Michel Crozier. Atualmente, é professor-adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e esteve à frente da Amazonprev, desde o início da gestão do governador Wilson Lima, durante três anos e dois meses.
Fonte: Revista Cenarium