O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), lançou neste sábado (08/10), o projeto “Simula PMAM” para os mais de 8,1 mil classificados nas primeiras etapas do concurso público do órgão. Com a iniciativa, os candidatos receberão orientações para o Teste de Avaliação Física (TAF), uma das fases eliminatórias do certame.
As atividades do “Simula PMAM” serão realizadas no comando-geral da Polícia Militar, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, aos sábados, das 7h às 9h.
“O TAF é uma etapa que elimina bastante candidatos, então essa é uma iniciativa única, uma oportunidade para que eles possam sentir na prática como estão em relação ao seu estado físico. Esse concurso público era um anseio da Polícia Militar, e a sociedade é a principal beneficiada com a entrada desses candidatos, que vão contribuir com a segurança pública”, explicou o chefe do centro de Educação Física da PMAM, tenente Ricardo Fortes.
O projeto segue determinação do comandante-geral da corporação, coronel Marcos Vinicius. No simulado, os concurseiros aprenderão a execução correta das atividades físicas que serão realizadas no dia da aplicação do TAF, sendo elas: flexão de braços, barra fixa, abdominal e corrida.
Por meio do TAF será avaliado o esforço e resistência física dos candidatos, buscando selecionar aqueles que apresentem as melhores condições de suportar os rigores da atividade policial.
Incentivo
Karla Sales, 35, do município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), candidata para o nível Médio, enfrentou aproximadamente cinco dias de viagem, por meio fluvial, para chegar a Manaus e participar das etapas do concurso. A aprovada reforça que, apesar das dificuldades, possui foco e determinação para ingressar na corporação.
“Eu, assim como alguns outros candidatos do interior, treino avulso, correndo em uma estrada ou num ramalzinho de terra. E aqui nós temos a oportunidade de ter contato com as pessoas que já fazem parte desse corpo maravilhoso, que é a Polícia Militar. Nós teremos também a noção do que é certo e do que é errado, a execução do exercício”, avaliou Karla Sales.
E acrescenta que são, aproximadamente, 50 candidatos de Tefé. “E nós estamos unidos para esse objetivo, que é um sonho que vai se realizar em nome de Jesus”, comemorou
Ser militar é um sonho de criança de inúmeros candidatos. Esse é o caso de Ricardo Godinho, 25, candidato de Nível Superior.
“Eu me inscrevi no concurso da Polícia Militar pela profissão. É um sonho de criança, desde que me entendo por gente eu gosto do militarismo. E creio que vou realizar um sonho que não só meu, mas da família inteira, podendo ajudar a comunidade e o meu Estado a combater a criminalidade”, comentou.
O candidato foi um dos primeiros a chegar no local de treinamento e reforça que o simulado será um diferencial no dia do exame. “Eu me sinto honrado em participar desse simulado, que vai nos ajudar muito e nos manter seguros na realização da prova”, concluiu.
A realização do TAF segue cronograma da banca organizadora do certame, Fundação Getúlio Vargas (FGV). As datas estão disponíveis no site conhecimento.fgv.br.
Concurso Público
Dos 111 mil candidatos inscritos, 1.350 serão inseridos na corporação, sendo mil soldados do ensino médio e 350 oficiais de nível superior.
Esta é a primeira vez, em mais de 10 anos, que o Governo do Estado promove uma seleção para profissionais do órgão de Segurança Pública. Além de Manaus, as provas também são realizadas nos municípios de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé.