A cantora Astrud Gilberto teve sua morte anunciada na noite desta terça-feira (6) pela neta Sofia Gilberto Oliveira numa rede social. “A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto”, escreveu Sofia, também artista, em seu perfil nesta madrugada.
Aos 22 anos, Astrud deu voz à versão em inglês da música Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo.
Bossa nova e jazz
Nascida Astrud Evangelina Weinert, na cidade de Salvador, em 29 de março de 1940, adotou o sobrenome Gilberto ao se casar com o cantor e compositor João Gilberto, falecido em 2019. Astrud foi intérprete de bossa nova e do jazz americano, mas gravou composições próprias na década de 1970.
Sua primeira vez cantando no palco foi em 1960, no histórico show Noite do Amor, do Sorriso e da Flor, realizado no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ. A cantora participou do festival ao lado de nomes como Dori Caymmi, Nana Caymmi, Chico Feitosa (1935-2004) e até Elza Soares (1930-2022).
Em seu trabalho mais consagrado, deu voz ao hit Garota de Ipanema, na versão em inglês. O álbum com a performance venceu o Grammy de Álbum do Ano e a música recebeu o prêmio de Gravação do Ano.
Ela também concorreu como melhor performance vocal feminina e artista revelação. Os prêmios foram entregues, respectivamente, a Barbra Streisand e aos The Beatles .