O ex-secretário de Educação do Amazonas, Luís Fabian Pereira Barbosa, teve a indicação a novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A aprovação aconteceu por unanimidade dos votos entre os deputados presentes, nesta quarta-feira (30).
Luis Fabian ocupará a vaga do conselheiro Júlio Cabral, cujo pedido de aposentadoria foi deferido na última quarta-feira (29) pelo colegiado do Tribunal. A indicação por Luís Fabian partiu do governador Wilson Lima. Não fio divulgado quando ocorrerá a posse de Luís Fabian.
Leia mais: Conselheiro do TCE recua e concurso da PM está mantido no próximo domingo
Com conhecimento em Gestão Pública e experiência em uma das principais pastas entre as secretarias estaduais, a da Educação, o futuro conselheiro foi aprovado durante a sabatina regimental realizada pelos deputados. Concorrente dele ao cargo, o deputado estadual Péricles Nascimento (União Brasil) declinou da indicação.
Luís Fabian agradeceu a aprovação de seu nome aos parlamentares e valorizou a educação como poder transformador de vidas. Nessa linha, ele ressaltou o papel formador que o TCE-AM tem entre suas atribuições.
“Entendo que o papel importante da Corte de Contas no nosso Estado é ajudar e apoiar na qualificação de fato de servidores do Estado, tanto da capital quanto do interior, para que esses possam se tornar gestores corretos e que saibam usar os recursos públicos, fazendo o bom uso, no intuito de gerar aquilo que é o grande objetivo do Estado, o bem comum. Deixo aqui o meu sincero agradecimento a cada um dos deputados que aqui estão”, agradeceu.
Votaram favoráveis os deputados Carlinhos Bessa (PV), Tony Medeiros (PSD), Fausto Junior (União Brasil), Saulo Vianna (União Brasil), Abdala Fraxe (Podemos), Berlamino Lins (Progressistas) Dermilson Chagas (Sem partido), Felipe Souza (Patriotas), João Luiz (Republicanos), Adjuto Afonso (PDT), Cabo Maciel (PL), Serafim Corrêa (PSB), Dr. Gomes (PSC) Wilker Barreto (Cidadania), Therezinha Ruiz (PSDB), Mayara Pinheiro (Progressistas), Joana Darc (PL), Angelus Figueira (PSC), Álvaro Campelo (Progressistas), Sinésio Campos (PT), Delegado Péricles (União Brasil) e Roberto Cidade (União Brasil). Estiveram ausentes da sessão os deputados Nejmi Aziz (PSD) e Ricardo Nicolau (Solidariedade).
Ele ainda foi parabenizado pelos deputados ao final da sessão, com palavras de apoio e votos de confiança para exercer, em breve, o novo cargo.
Com informações da revista Cenarium