...

Julgamento dos autores da chacina do Compaj começa nesta segunda-feira (26)

por Raphael
...

Inicia nesta segunda-feira (26) o julgamento de Gelson Lima Carnaúba, Marcos Paulo da Cruz e Francisco Álvaro Pereira. O trio é acusado de comandar a chacina que ocorreu no Complexo Penitenciários Anísio Jobim (Compaj), em 2002, que terminou com a morte de 11 detentos.

A previsão é que a sessão de julgamento popular se estenda por dois ou três dias. Esta é a quinta tentativa para realizar esse júri após a anulação do julgamento ocorrido em 2013.

Leia mais: Mano G e mais dois são julgados por massacre no Compaj

A sessão será presidida pelo juiz Rosberg de Souza Crozara. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) vai ser representado pelos promotores de Justiça Igor Starling e Lilian Nara Pinheiro.

Gelson Lima Carnaúba vai ser interrogado por videoconferência, já que está preso no presídio federal de Campo Grande (MS).

Segundo o TJAM, entre as justificativas para os adiamentos estão a apresentação de requerimentos para novas diligências feitos pelas partes.

O tribunal afirma que os preparativos da 2.ª Vara do Tribunal do Júri para realizar esse julgamento começaram em março deste ano.

O crime

A chacina ocorreu no dia de 25 de maio de 2002, foi a primeira rebelião no Compaj e resultou na morte de 12 presos e um agente penitenciário. O crime foi motivado pela morte do detento André Luiz Pereira de Oliveira, que, segundo os presos, teria sido espancado e torturado por três agentes penitenciários. Para cometer os assassinatos, os detentos usaram revólveres, facas e martelos.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.