...

Morre o compositor Sidney Rezende, aos 65; Wilson Lima decreta luto oficial

por Raphael
...

Morreu na manhã deste sábado (09) o músico Sidney Afonso Rezende de Mello, compositir histórico do Boi Bumbá amazonense. Natural de Minas Gerais, Rezende tinha 65 anos e faleceu em consequência de uma parada cardíaca.

O governador do Amazonas, Wilson Lima decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do músico , em reconhecimento à sua contribuição para a música amazonense e para a riqueza cultural do Festival Folclórico de Parintins.

Leia mais: Ator José Carlos Sanches é encontrado sem vida em casa

O músico viveu por mais de 30 anos em Parintins, onde se tornou referência na composição de toadas que marcaram o festival, a maior expressão folclórica do estado, que tem como protagonistas os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Sidney Rezende fez história no boi-bumbá Garantido, onde contribuiu na produção musical, compondo toadas que marcaram época e levando novos elementos musicais ao gênero.

O governador Wilson Lima agradece a contribuição e o amor de Sidney Rezende pelo folclore amazonense e presta condolências a familiares e amigos por esta dolorosa perda.

Garantido se manifesta

Por meio de nota, o Boi Bumbá Garantido também prestou homenagem ao cantor. Imagens de momentos de Rezende pela agremiação vermelha e branca foram publicadas nas redes sociais. Leia a nota abaixo:

“É com enorme tristeza que a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido (AFBBG), se despede do artista, cantor, compositor, músico, produtor, sócio e torcedor do Boi Garantido, Sidney Rezende.

Gigante no talento e único em sua história, Sidney transformou a musicalidade das toadas do boi-bumbá de Parintins. Seu estilo refinado e apuro técnico impactaram a tal ponto, que sua contribuição é unanimidade na acirrada rivalidade entre o Garantido e o contrário.

Sidney hoje é pranteado dos dois lados da festa. Sua chegada, há mais de três décadas, à Parintins resultou na mudança estrutural sonora de execução do ritmo parintinense.

De origem altamente percussiva, com Sidney Rezende a toada ganhou refinamento das cordas e a alegria dos ataques de metais. Sidão potencializou comercialmente nossa música.

Por tudo isso, sua partida é ‘uma nota triste em meio a enorme partitura de sua existência’. Obrigado Sidney Rezende. Muito obrigado! Aplausos ao maestro! ‘Alguns cantarão daqui, outros do eternidade…’”.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.