299
Policiais militares e agentes da operação “Barra Presente”, realizada no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, prenderam, no início da tarde desta segunda-feira (30), um homem que dirigia indevidamente um ônibus do BRT.
De acordo com informações repassadas no local, ele é um motorista de outra empresa que alegou estar revoltado com a demora do ônibus sair do Terminal Alvorada, no mesmo bairro, localizado na zona oeste da capital fluminense. O homem decidiu assumir a direção por conta própria, seguindo pela Avenida das Américas. No caminho, apanhou sete passageiros que aguardavam a condução.
Em nota oficial, o BRT informou que o veículo articulado foi localizado com ajuda das câmeras de monitoramento do Centro de Operações do BRT Rio. A Polícia Militar deteve o criminoso na altura da estação Pontões/Barra Sul, também na Barra.
O motorista e os passageiros foram conduzidos para a 16ª DP (Barra da Tijuca).
Paralisação
Desde o começo desta tarde, o serviço de BRT está interrompido, e os veículos articulados se encontram no Terminal Alvorada. De acordo com o consórcio, alguns motoristas pararam de trabalhar após o anúncio do parcelamento do 13º salário. Os três corredores — Transoeste, Transcarioca e Transolímpica — estão com serviços suspensos.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (COR), o município do Rio entrou em estágio de mobilização, às 15h, devido à interrupção da operação do sistema BRT e a previsão de pancadas de chuva moderada para os períodos da tarde e noite.