Um homem de 20 anos foi preso por suspeita de planejar atentados, incluindo massacres em escolas, pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A ação ocorreu no âmbito da segunda fase da operação “Shield”, com objetivo de reprimir atos graves de violência.
A prisão ocorreu por meio da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), nesta terça-feira (29), contra o jovem, um estudante morador da Asa Sul, área nobre de Brasília (DF). A detenção aconteceu com apoio do Instituto de Criminalística (IC), após um longo trabalho de colaboração internacional.
Leia mais: Autor de atentado ao “Porta dos Fundos” é extraditado para o Brasil
De acordo com a PCDF, a Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (U.S. Immigration and Customs Enforcement) e a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations ou HSI), em Brasília, apuraram informações sobre indivíduos com a possível intenção de ato de violência.
Por meio da Coordenação do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as informações foram repassadas à PCDF, que representou na Justiça pelo pedido da expedição do mandado de busca.
Durante o cumprimento da ordem judicial, policiais da DRCC localizaram o indivíduo, que foi ouvido na especializada. Ele afirmou participar de grupos com ideais nazifascistas e antidemocráticos.
A equipe também localizou fotografias e vídeos relacionados a pornografia infantil armazenados no celular do envolvido. Também foram apreendidos um taco de beisebol, uma arma de fogo, faca, quatro telefones e uma máscara do personagem Jason, da franquia cinematográfica “Sexta-Feira 13”.