Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no município de Gaspar/SC, pela Polícia Federal durante a Operação Rota de Flandres, para desarticular organização criminosa, formada por uma transportadora e por uma empresa de informática instaladas na região do Vale do Itajaí/SC, que teria se estruturado para fraudar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
De acordo com as investigações, as empresas investigadas agiam em conexão com uma agência franqueada dos Correios em São Paulo/SP para coletar encomendas naquela região e transportá-las ilegalmente para a agência, como se as empresas estivessem instaladas em São Paulo/SP, o que não corresponderia à realidade.
Em troca, a suposta organização criminosa receberia comissões referentes as encomendas levadas irregularmente para postagem na agência em São Paulo. Os crimes praticados podem ter resultado em prejuízo aos Correios na quantia estimada de R$ 30 milhões.
Os envolvidos poderão responder, além de ilícito contratual, pelos crimes de organização criminosa, estelionato em desfavor de entidade de direito público, concorrência desleal, sonegação tributária e apropriação indébita, podendo as penas somadas ultrapassarem 30 anos.