Dois homens suspeitos de atirarem em um motociclista durante uma tentativa de assalto, foram detidos pelos agentes da Polícia Civil nesta segunda-feira (24). O crime ocorreu na semana anterior, na Rodovia Régis Bittencourt, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.
Segundo o delegado Luiz Roberto Hellmeister, um homem de 22 anos, e o comparsa, um adolescente de 17 anos que atirou no proprietário da moto de luxo, vão ser responsabilizados por tentativas de roubo e de homicídio, no caso do maior de idade, e infrações análogas aos mesmos crimes, no caso do menor.
O homem ficará preso temporariamente. Já menor de 18 anos seguirá para uma unidade da Fundação Casa, onde será submetido a medidas sócio-educativas.
O caso
O crime ocorreu na última quinta-feira (20) e foi registrado pela câmera do capacete da vítima, de 42 anos, que sobreviveu, não se feriu e fugiu sem parar após a tentativa de assalto.
O delegado informou ainda que a dupla atirou pois queria roubar a motocicleta da vítima, uma Harley Davidson Ultra Limited, ano 2021, que custa R$ 140 mil. O veículo não foi levado pelos criminosos. Os bandidos estavam numa Honda CG 160 e tentaram fechar o dono da moto importada.
Nas imagens, o indivíduo da garupa aparece atirando e a bala atinge de raspão o capacete da vítima, depois ricocheteia e quebra o painel da moto. A abordagem dos assaltantes aconteceu no km 297 da Régis Bittencourt, no sentido ao Sul do país.
O caso só ganhou repercussão após o vídeo em que o homem aparece fugindo dos assaltantes foi compartilhado nas redes sociais e viralizou. O homem, que estava acompanhado por outros motociclistas, e só parou sua Harley em Curitiba, no Paraná, onde foi participar de evento beneficente para doar mantimentos para pessoas de baixa renda. Lá, ele mostrou o vídeo a amigos, que começaram a compartilhar a filmagem.
As filmagens chegaram ao delegado Luis Roberto, que deu início as investigações após o registro do boletim de ocorrência feito pela vítima. A dupla foi encontrada por meio da placa da moto usada para o crime. As fotos dos suspeitos foram mostradas ao dono da Harley, que identificou os dois como os assaltantes que tentaram roubá-lo e matá-lo. Depois, os bandidos foram detidos pela polícia nas residências deles por determinação da Justiça.