Foi preso, neste domingo (6), Jonathan Santos Targino, o homem suspeito de atirar e matar o cabo PM Derinaldo Cardoso dos Santos durante uma tentativa de assalto a uma loja no município de Mesquita, na Baixada Fluminense, na última sexta-feira (4). Um rapaz identificado apenas como “Vágner” também foi detido. Há a suspeita de que ele tenha dado cobertura aos criminosos durante o roubo.
No dia do crime o policia já havia detido Jhonny Silva Quirino, que aparece junto com Targino nas imagens da câmera de segurança do estabelecimento, as mesma que mostram o momento do assassinato. Ele foi localizado em um esconderijo na Vila Kennedy, Zona Oeste da cidade.
Ainda na sexta-feira, a Polícia Militar apreendeu a arma que foi usada para matar o policial. Na ocasião, o tenente-coronel Marco Antônio Santos de Melo, do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tinha afirmado que iria seguir em busca do assassino e que a família da vítima não iria sentir o amargor da injustiça.
Derinaldo deixa esposa e duas filhas. Seu corpo foi enterrado, sob forte comoção e homenagens, neste sábado na capela 6 do cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona Oeste da capital fluminense.