...

Quadrilha vendia carne de cavalo como se fosse hambúrguer bovino

por Raphael
...

Uma ação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) desarticulou um esquema de venda clandestina de carne de cavalo, comercializada como se fosse carne de gado, para hamburguerias na região da Serra Gaúcha.

Após dois meses de investigação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão em Caxias do Sul, município da Serra Gaúcha a 126 quilômetros de Porto Alegre, capital do Estado sulista.

Leia mais: Supermercado da Ponta Negra é flagrado vendendo produtos fora da validade e com embalagens violadas

Segundo o MPRS, aproximadamente uma tonelada de carne de cavalo era vendida por semana, material proveniente do abate clandestino dos equinos. Análises também encontraram DNA de perus e suínos na mistura, como mostrou uma perícia realizada em sanduíches conprados em duas hamburguerias da cidade.

O grupo não tinha autorização para as atividades de abate, beneficiamento, armazenamento ou comercialização de animais. Assim, não havia qualquer fiscalização do processo.

O esquema consistia em procurar cavalos pelas ruas, normalmente puxadores de carroças, muitos deles já doentes, e comprá-los para abatê-los em uma chácara, tam´bem alvo da operação desta quinta-feira. Ele era abatido e tinha a carne separada e vendida para um comprador que produzia bifes de hambúrgueres para vender para lancherias.

Era nesse local que a carne era misturada à bovina, além de outros animais como perus e suínos. Em seguida os bifes eram vendidos, já embalados, para hamburguerias, que os compravam e e revendiam como se fosse carne de gado.

Algumas carnes com cheiro de podre eram lavadas para serem vendidas como novas. As informações são do GZH e Metrópoles.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.