A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) concluiu, nesse domingo (12/11), a Operação Enem 2023, que contou com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais. A Operação Enem 2023 começou no Estado na manhã do dia 5 de novembro e se encerrou na tarde do domingo, quando ocorreram, respectivamente, a primeira e a segunda fase do exame nacional.
A ação contou com o monitoramento em tempo real da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi), da SSP-AM, por meio do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle (SIC4). Ao todo, 18 órgãos atuaram de forma integrada.
Leia mais: SSP-AM suspende temporariamente emissão e entrega da Carteira de Identidade Nacional
Por volta das 17h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, foi apresentado o balanço do segundo dia de provas no Amazonas. Conforme a Seagi, houve falta de energia nos municípios de Parintins e Rio Preto da Eva, e falta de água em uma escola na zona leste de Manaus. Todas as situações foram solucionadas antes da aplicação do certame.
De acordo com o gerente de análise da SSP-AM, Jaborandy Neto, assim como no primeiro dia do Enem 2023, a atuação das Forças de Segurança, juntamente com os demais órgãos envolvidos, foi determinante para a tranquilidade do evento. “A Seagi, mais uma vez, coordenando todo o colegiado, proporcionou aos alunos e aos profissionais que aplicaram a prova a maior segurança, para que a segunda etapa do Enem fosse feita da forma mais tranquila”, ressaltou.
Com fuso horário diferente de Brasília, em Manaus, os portões para os inscritos no Enem 2023 foram abertos às 11h e fechados ao meio-dia. O exame começou às 12h30 e encerrou às 17h30, meia hora a menos que no primeiro dia de provas (dia 5 de novembro).