Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram uma operação conjunta com a Receita Federal e a Polícia Civil (CORE), com o intuito de desmembrar uma organização criminosa que atua enviando material bélico por meio de transportadoras. A ação ocorreu no bairro da Pavuna, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Os agentes com cães farejadores realizaram vistoria em inúmeras mercadorias de uma transportadora que foram remetidas ao Rio de Janeiro partindo de outros estados da federação.
Até o momento, os cães localizaram um fuzil calibre 7.62, uma grande quantidade de munições de fuzil calibre 7.62 e diversos carregadores. A análise inicial indica se tratar de um fuzil FAMAE SG540, no calibre 7,62x51mm (.308win), plataforma SIG 550, produzido sob licença pela empresa chilena FAMAE.
Toda a apreensão estava no interior de um tonel de massa corrida que foi despachado de Santa Catarina para o Rio de Janeiro. No interior dele, junto à massa corrida, estavam embaladas as munições de fuzil, os carregadores e a arma de guerra.