Mais de 30 ônibus pertencentes ao transporte coletivo, foram depredados por vândalos neste domingo (22), depois de um dia de muito sol no Rio de Janeiro. Em Copacabana, na Zona Sul da cidade, pontos de ônibus foram quebrados e vários ônibus apedrejados, fora a aglomeração causada pelos cariocas no momento em que a capital fluminense é o epicentro da variante Delta no Brasil, o carioca optou em ir às ruas.
Segundo a Rio Ônibus, concessionária que administra o transporte na cidade, os prejuízos com os 30 coletivos avariados chegam a R$ 100 mil para as empresas. No dia anterior, uma confusão com outro coletivo já havia mobilizado equipes da Polícia Militar, que chegaram a parar e abordar os ocupantes da linha 474 depois de um grupo se jovens promover uma verdadeira arruaça do lado de dentro, como mostram os vídeos abaixo.
Em nota, a Prefeitura do Rio informou que a volta da praia foi “marcada pela ação dos caloteiros nas estações Nova Barra, Guiomar Novaes e Gilka Machado, localizadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes. Uma grade foi derrubada por passageiros que tentaram invadir o Terminal Recreio sem pagar a passagem”.
Leia mais: Garota de programa é presa por estuprar ex-namorado
Já a Rio Ônibus explicou que “as imagens são o retrato do caos e refletem o desrespeito ao sistema regular de transportes. Em situações assim, vans e carros por aplicativos desaparecem ou elevam suas tarifas. As cenas não retratam uma realidade isolada, e, no próximo final de semana, caso não haja reação por parte das autoridades de Segurança Pública, correm novamente o risco de acontecer”.
A Secretaria Estadual de Polícia Militar informou que, no último fim de semana, “o 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) intensificou o policiamento ostensivo na orla da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, inclusive mobilizando apoio de mais de dez unidades da Corporação, sendo realizadas diversas abordagens ao longo do dia para prevenir e coibir possíveis delitos nas praias e demais ruas da região. Entre o fim da tarde e o início da noite, policiais militares do 19ºBPM (Copacabana) faziam patrulhamento pela orla de Copacabana e do Leme e foram deslocados devido a um princípio de tumulto nas proximidades de pontos de ônibus. As equipes reforçaram as rondas na área para controlar a situação”.
A reportagem é do jornal “O Dia”