As forte chuvas que atingiram o litoral de São Paulo entre a noite de sábado (18) e a madrugada deste domingo (19) deixaram ao menos 36 pessoas mortas. Em São Sebastião, cidade mais atingida, 35 vítimas foram contabilizadas até o momento.
Uma criança de 7 anos fecha a lista de óbitos. Ela foi atingida pelo deslizamento de uma pedra em Ubatuba.
Nas cidades mais atingidas, a chuva registrada corresponde ao dobro do previsto para todo o mês de fevereiro, com medições recordes próximas a 700mm. Em outras cidades, todo o acumulado previsto para o mês foi registrado apenas no temporal deste fim de semana, com registros acima dos 300mm.
Leia mais: Caos: Manaus é tomada pela chuva e diversas ruas ficam alagadas
A tendência é que o número de mortes aí da venha a aumenta, visto que quarenta pessoas continuam desparecidas até a publicação desta matéria. Até a noite deste domingo, 228 pessoas estavam desalojadas. Outras 338 encontram-se desabrigadas.
O temporal inundou casas, interditou rodovias e provocou deslizamentos em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. A Defesa Civil decretou estado de calamidade pública após mais de 600 milímetros de chuva em 24 horas.
Há vários pontos de interrupção nas estradas da região, com registros de deslizamentos, rompimentos de tubulações e rechaduras em pistas.
O governador Tarcísio de Freitas viajou a São Sebastião na manhã de domingo, pediu apoio às Forças Armadas para ajudar no socorro às, pelo menos, 30 vítimas feridas que aguardam socorro. O Batalhão Aéreo de Taubaté vai disponibilizar dois helicópteros de alto desempenho para o socorro.
Segundo o governo paulista, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou um comitê de gerenciamento das ações de atendimento aos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Seis equipes da Defesa Civil Estadual já estão em deslocamento para o município de São Sebastião, de acordo com a administração estadual.
Caminhões da Defesa Civil com colchões, cobertores, kits de limpeza e cestas básicas estão sendo abastecidos para o atendimento aos municípios.
As informações são do Correio Braziliense / Foto: Daniela Andrade / PMSS