Em todas as eleições que disputou, o político sempre se declarou branco, agora que a legislação eleitoral oferece mais financiamento da campanha para negros [que reúne pretos e pardos] ele mudou de raça.
O senador Eduardo Braga (MDB), candidato a governador do Amazonas, voltou a ser da raça branca em seu registro eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após determinação do desembargador eleitoral Victor Liuzzi Gomes.
A decisão emitida nesta segunda-feira (29) veio após o candidato ter se declarado na última terça-feira (23) como ‘pardo’ possivelmente para impactar o financiamento da campanha pois a legislação eleitoral mudou e agora prevê mais verba pública de campanha e tempo de TV para quem se declara negro [que reúne pretos e pardos].
O político quis justificar a mudança falando nas redes sociais de seus ancestrais. “Meu pai, Carlos dos Santos Braga, é filho de Dona Etelvina, afrodescendente, e caboclo com muito orgulho. Ser filho dele não deixa dúvidas de que sou pardo. Ainda bem que a luta contra o preconceito avança no Brasil”, disse o senador.
Acontece que, em todas as eleições que disputou, o político sempre se declarou branco.