Home CidadesCurso de busca e localização de explosivos forma 18 PMs

Curso de busca e localização de explosivos forma 18 PMs

por policia24h
29 visualizações
Foto: Divulgação
Ver resumo
  • Dezoito policiais militares do Amazonas concluíram em 3 de julho, em Manaus, o curso de busca e localização de explosivos.
  • O treinamento teve duração de 30 dias e envolveu aulas teóricas, práticas e simulações realistas sob pressão.
  • Capacitação técnica e emocional foi essencial para preparar os agentes para ocorrências com artefatos explosivos.
  • O curso fortalece a atuação do Grupamento Marte e amplia o número de policiais militares capacitados no estado.

Policiais militares do Amazonas estão mais preparados para lidar com ameaças explosivas. Dezoito PMs concluíram nesta quinta-feira (3) o Curso de Busca e Localização de Artefatos Explosivos (BlaEx), promovido pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

A capacitação foi realizada pelo Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) e teve encerramento no auditório das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

Curso de busca e localização de explosivos forma 18 PMs

O curso durou 30 dias e teve início com 26 policiais. Apenas 18 concluíram todas as etapas, que exigiram preparo físico, emocional e técnico.

Segundo o capitão Laio Pontes, comandante do Grupamento Marte, o objetivo é capacitar policiais para agir em situações com bombas e armadilhas.

“É um curso técnico, voltado para ocorrências com explosivos. Também fortalece a integração entre unidades da segurança”, explicou o oficial.

Formação inclui teoria, prática e simulações

Durante o treinamento, os policiais passaram por aulas teóricas e práticas com foco em:

  • Identificação de artefatos explosivos;
  • Procedimentos de busca e neutralização;
  • Dispositivos de acionamento e armadilhas;
  • Noções de terrorismo e segurança em crises.

Os PMs também foram submetidos a simulações realistas para testar reações sob pressão.

Comandante-geral destaca apoio das famílias

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, participou da cerimônia e elogiou o empenho dos formandos.

“A missão do policial é difícil. Esse curso é uma forma de garantir mais segurança à população”, afirmou.

Ele também agradeceu o suporte das famílias dos policiais durante o período de formação.

“Sem esse apoio, muitos não conseguiriam concluir. A família é a base”, completou.

Polícia Militar do Amazonas reforça combate a ameaças

Com os novos formandos, a PMAM amplia o número de agentes especializados em ocorrências com explosivos.

A atuação do Grupamento Marte é essencial em casos de:

  • Pacotes suspeitos em locais públicos;
  • Ameaças de bomba em escolas, fóruns ou repartições;
  • Operações contra o crime organizado.

O curso BlaEx já está em sua sexta edição e faz parte do plano de qualificação contínua da corporação.

Mais informações sobre o trabalho da PMAM podem ser acessadas no site oficial da Polícia Militar do Amazonas.

Leia Também

Deixe um comentário

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2025 Todos os Direitos Reservados.