...

Entusiasta de investimentos na saúde da Mulher, deputado Delegado Péricles destaca a importância do autocuidado feminino

por Raphael
...

Responsável pelo envio de mais de R$ 2 milhões para o fortalecimento do atendimento feminino pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), o deputado estadual Delegado Péricles (PL), destacou a importância do autocuidado na prevenção do câncer do colo do uterino entre as mulheres no Amazonas.

“Março é um mês onde a mulher está em pauta. Mas, temos que lembrar que o tempo para cuidar das nossas mulheres é todo dia. Como homem e parlamentar que defende maiores investimentos na saúde feminina, quero, com muito carinho, lembrá-las que suas vidas são valiosas e que elas precisam estar atentas ao autocuidado”, disse Delegado Péricles.

Leia mais: Deputado Delegado Péricles debate com motoristas de app sobre condução de passageiros em vulnerabilidade

O parlamentar também lembrou que ao deixar de fazer um acompanhamento anual, uma parcela cada dia maior de mulheres pode ser surpreendida com resultados preocupantes em seus exames.

Um dos reflexos dessa problemática é o aparecimento de lesões pré-cancerosas no colo do útero, condição que pode ser combatida pelo tratamento conhecido como Conização – uma pequena, simples e rápida cirurgia para a retirada dessas lesões em forma de cone, sem a necessidade da retirada do órgão.

Para ampliar a realização desse procedimento, Delegado Péricles enviou emenda parlamentar de R$ 250 mil a Fcecon.

“Conversando com especialistas, em especial a Drª Mônica Bandeira de Melo, vi o quanto esse procedimento pode salvar vidas e não poderia deixar de fazer minha contribuição”, ressaltou Delegado Péricles.

Como é feita a Conização

A conização é feita pelo ginecologista com anestesia local e/ou sedação leve, sendo oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Vacina contra o HPV

Para previnir a infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV) de maneira precoce, o deputado estadual Delegado Péricles, tem lutado pelo retorno das campanhas de vacinação contra o HPV nas Escolas Públicas do Amazonas, voltadas para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 aos 14 anos.

Com informações da Assessoria / Foto: Márcio James

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.