O Governo do Amazonas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está avançando na implementação de cabos de fibra ótica que levarão internet a 12 municípios do estado. Essa obra, que parte de uma iniciativa do Governo Federal, utiliza a plataforma Selva e o boletim sazonal hidroclimático da UEA para a instalação de mais de mil quilômetros de cabos ao longo dos rios da região, reforçando o compromisso do estado em promover uma educação de qualidade e transformar a Amazônia.

O reitor da UEA, André Zogahib, destacou a importância da Infovia 02 para aumentar a conectividade nos municípios amazonenses, especialmente para a universidade. Ele enfatizou que a nova infraestrutura proporcionará um acesso à internet mais rápido e eficiente, permitindo que os alunos assistam a videoaulas e acessem materiais acadêmicos de forma ágil, o que potencializa as ações educacionais no interior do estado.
Leia mais: Corpo de Bombeiros captura jiboia que estava no motor de veículo no bairro Mauazinho
A UEA está contribuindo para o projeto em duas frentes: tecnológica e educacional. A plataforma Selva, que monitora variáveis ambientais, e o boletim sazonal hidroclimático, que avalia as condições do solo, são fundamentais para a instalação dos cabos. Além disso, alunos mestrandos estão realizando oficinas para as comunidades ribeirinhas e indígenas que serão beneficiadas pela chegada da internet.
Augusto Gomes, aluno da UEA, está ajudando a conectar as obras às comunidades locais por meio de uma rádio comunitária. Ele acredita que a parceria com a universidade amplifica as vozes de indígenas, ribeirinhos e quilombolas, e destaca a importância da internet estável já existente, que agora será expandida com a nova infraestrutura.
O diretor da unidade da UEA em Tefé, professor Yomarley Holanda, ressaltou que a participação dos docentes e alunos em grandes projetos representa um avanço no ensino oferecido pelo Governo do Amazonas. Ele mencionou que os 12 municípios do Médio e Alto Solimões serão impactados positivamente, aplicando o conhecimento teórico da universidade na prática.
O coordenador do projeto Infovia 02, Renan Lopes, destacou que a cooperação com a UEA tem sido essencial para a implementação do projeto. Ele explicou que a troca de conhecimento entre as entidades facilita o monitoramento e planejamento das operações, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da região amazônica. A Infovia 02 faz parte do programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações, e cada local contará com uma praça pública equipada com wi-fi, ampliando o acesso à internet.
Com informações da assessoria