Na manhã desta quinta-feira (15/06), o governador do Amazonas, Wilson Lima, durante o evento Consad Express Manaus, destacou que, em três anos, o Governo do Amazonas já economizou mais de R$ 21 milhões com adoção de processos digitais.
O evento contou com a participação dos conselheiros do Conselho Nacional de Secretários de Estado Administrativo (Consad) e demais convidados, inclusive, do Governo Federal.
Leia mais: Governo do Amazonas conclui reforma da embarcação que irá abrigar a Base Arpão II
Segundo a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), o montante não inclui outros itens como, por exemplo, economia com combustível, manutenção de veículos e espaços para o transporte e armazenamento desses processos, custos indiretos que também geram economia financeira e de tempo.
Segundo Wilson Lima, a implantação do processo eletrônico de documentos é um marco de sua gestão, não apenas pela economia em valores, mas pelo lado da sustentabilidade ao não usar papel – o que evitou o corte de aproximadamente 7 mil árvores com o montante de páginas que seriam usadas – além de reduzir a emissão de gases poluentes ao não usar veículos no transporte desses processos.
Ainda de acordo com o governador, o Estado continua investindo na modernização da gestão para torná-lo mais eficiente na oferta dos seus serviços públicos, integrando os órgãos estaduais na governança de transformação digital do Executivo Estadual.