Ipaam lança site exclusivo de acompanhamento da Operação Tamoiotatá

por Luis Henrique
Foto: Divulgação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou, nesta quinta-feira (6), um site exclusivo para acompanhar as ações da Operação Tamoiotatá 2024, a maior força-tarefa de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais do estado. O lançamento ocorreu durante o Workshop Anual de Avaliação da operação, realizado no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), no Tarumã.

A nova plataforma foi criada para permitir à sociedade acompanhar, em tempo real, as atividades da operação, como fiscalização e monitoramento das áreas afetadas. O site contém dados detalhados, incluindo coordenadas geográficas, vídeos, mapas interativos e informações sobre cada uma das nove etapas da ação, que conta com a participação de 10 instituições.

Leia mais: Operação: polícia recupera mais de 650 celulares roubados em Manaus

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, enfatizou a importância da ferramenta para promover maior transparência e controle das ações realizadas. “É com grande honra e alegria que o Ipaam desenvolveu esse site exclusivo para a Operação Tamoiotatá. Nele, serão alimentados todos os dados e ações que estamos realizando, incluindo os pontos e coordenadas. Esse site também servirá como uma base para prestarmos contas à sociedade, algo essencial tanto para o Ipaam quanto para a população”, afirmou Picanço.

O site da Operação Tamoiotatá pode ser acessado diretamente pelo portal do Ipaam, clicando no banner dedicado à operação, onde os cidadãos poderão acompanhar o andamento da fiscalização e as ações de proteção ambiental em tempo real.

Embargos

Além do site, o Ipaam abordou no workshop sobre os embargos emergenciais, que agora abrangem todo o estado do Amazonas, incluindo municípios que nunca haviam sido alvo de fiscalização. A medida visa intensificar o combate ao desmatamento ilegal, interditando as áreas afetadas para impedir novos danos.

A coordenadora do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, Priscila Carvalho, explicou como funciona o processo. “O embargo emergencial é como uma interdição de área. Quando identificamos desmatamento ilegal, fazemos a interdição. E esse processo está disponível no site do Ipaam, permitindo que a sociedade consulte a situação dessas áreas, por exemplo, para verificar se uma propriedade está interditada ao solicitar financiamento em bancos”, disse.

Com informações da assessoria

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.